✈️Vai viajar?
⚠️ Fique atento às medidas para prevenir o surgimento de doenças durante o passeio, para poder curtir e aproveitar todos os momentos!
👩🏻⚕️ O infectologista também atua na prevenção de doenças durante viagens e esse ramo da medicina se chama “Medicina do Viajante”! Cada destino requer cuidados específicos.
Agende uma consulta! Prevenir é melhor do que remediar! 😉
#infectologia #medicinadoviajante #férias #vacation #relax #saúde #prevenção
Registro da comemoração dos 50 anos do ICr-HCFMUSP e de uma das palestras mais encantadoras que já assisti.
Parabéns a todos os envolvidos!
#monjacoen #espiritualidade #saude #autoconhecimento #autocuidado
⚠️Vocês provavelmente ouviram a notícia de 2 mortes por sarampo nos Estados Unidos ocorridas esse ano. O sarampo é uma doença com potencial altíssimo de gravidade e transmissão, mas é possível prevení-lo com o uso de vacinas.
Na década de 1990, O Brasil tinha 61.471 casos confirmados de sarampo e 478 óbitos, anualmente. Com a vacinação, o sarampo foi erradicado do nosso país e, em 2018, devido ao cenário de baixas coberturas vacinais, o vírus foi reintroduzido, com disseminação em todo território brasileiro.
📈 Em 2019, o Brasil perdeu a certificação de “área livre do vírus do sarampo”. De 2019 a 2022, foram confirmados 29.712 casos. Na ocasião, houve grande mobilização das agências de saúde para vacinação da população e, felizmente, o último caso relacionado a este surto ocorreu em junho de 2022. 🙏🏻
Em 2024, quatro casos da doença foram registrados no Brasil, todos importados de outros países, mas a resposta rápida e efetiva interrompeu a cadeia de transmissão nacional. Com isso, o Brasil reconquistou seu certificado de “área livre do vírus do sarampo”. 🪧
Compartilho com vocês essa tirinha super didática do incrível @carlosruas.usq , que nos traz a reflexão do momento antivacinas que estamos vivendo. Compartilhem com os amigos, familiares. Vamos lembrá-los de onde viemos, do porquê chegamos até aqui e do aprendizado e acúmulo de conhecimento adquirido ao longo dos anos. Vacinação é uma questão de saúde pública. Deveria ser prioridade numero um nas políticas de saúde. Compartilhe esse conceito! Faça a diferença! Proteja a si mesmo e a quem você ama! 😉
#vacinassalvamvidas #ciencia #saude #infectologia #conscientização
Seguindo com os encontros especiais de fim de ano! 🎄Dessa vez, foi com a equipe de Infecto do HAOC.
Muito carinho e uma admiração especial por cada um de vocês! A caminhada se torna mais gostosa quando estamos juntos! 😉❤️
#infectolovers #hospitalalemaooswaldocruz #infectologia
Time de Infectologia - AC Camargo Cancer Center 💚
Orgulho em pertencer!
Vantagens das reuniões presenciais! 😉
#infectolovers #accamargocancercenter #paolasemredessociais
Confraternização de fim de ano - Equipe Dr David Uip.
Foi uma tarde cheia de amor, boas companhias e um ótimo samba!
É uma honra fazer parte desse time!
#drdaviduip #muitoamorenvolvido #samba #confraternização #festadafirma #gratidão #orgulhoempertencer #infectolovers
Completando 12 anos de formada! 🎓🍾🥂
Que trajetória longa percorri até aqui. Quanto aprendizado sobre a medicina e sobre como ser mais humana! Agradeço aos meus mestres e colegas, que tanto contribuíram para a minha formação. Também agradeço aos amigos e à família, que alem do apoio incondicional, compreenderam (e ainda compreendem) algumas ausências, para realizar cada sonho, cada conquista.
A medicina, quando feita com amor, é linda! É uma paixão que me inspira, todos os dias, e me faz buscar ser um ser humano melhor.
#12anosdeformada #medicinaporamor
III CCIH USP - ao lado de grandes feras em Controle de Infecção Hospitalar!
Agradeço pelo convite!
#ccihusp #hcfmusp #controledeinfecçãohospitalar #infectolovers
Monkeypox é uma doença causada por um vírus cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado. Apesar de ser conhecida como Varíola dos Macacos, é importante destacar que os primatas não humanos não são reservatórios do vírus da varíola.
A doença foi inicialmente descrita em 1958 e foi observado um significativo aumento no número de casos, o que levou a Organização Mundial da Saúde - OMS a declarar Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 23 de julho de 2022. Desde então, o Ministério da Saúde, ANVISA e outros órgãos de saúde pública nacionais, como a COVISA, trabalham no preparo dos serviços de saúde para o enfrentamento da doença.
É importante nos mantermos informados sobre a apresentação clínica, meios de transmissão e medidas de prevenção do Monkeypox.
Nos QR Codes acima, vocês podem acessar serviços de saúde capacitados para o atendimento de casos suspeitos e obter mais informações sobre o tema!
E não se esqueçam: as medidas de prevenção são as mesmas que nós já aprendemos na pandemia de COVID-19!! Higienizem sempre as mãos! Usem máscara! Caprichem na higienização dos ambientes, incluindo o ambiente de trabalho e outros locais públicos como academias! E diante do surgimento de sintomas sugestivos, procurem atendimento médico e mantenha o isolamento domiciliar.
#monkeypox #monkeypoxvirus #protejase #usemascara #higienedemaos #higieneambiental #saude #pandemia #covisa
⚠️ Você sabe quais são os 4 principais erros cometidos durante o uso das mascaras?
Venha conferir e conte pra gente se você já cometeu algum deles! 😉
#coronavirus #covid19 #proteja_se #usemáscara #infectologia #pandemia #ciência #drajulianaframil
A Índia registrou, recentemente, pelo menos 108 casos da chamada gripe ou febre do tomate. Ainda não há registro dessa doença no Brasil.
À princípio, não se trata de uma doença nova, pois existem casos relatados em 2007 na mesma localidade.
Ainda não se sabe exatamente qual é o patógeno causador e qual a fisiopatologia da gripe do tomate, mas as publicações apontam para duas teorias:
1- A doença pode ser um quadro desencadeado após infecção por chikungunya ou dengue em crianças;
2- A investigação de dois casos revelou infecção por um enterovirus conhecido por causar a doença mão-pé-boca, chamado Coxsackie A16.
De acordo com as publicações disponíveis até o momento, trata-se de uma doença benigna e autolimitada. Não há tratamento antiviral específico. Recomenda-se o tratamento de suporte com hidratação, repouso, cuidados locais com as lesões de pele, como compressas mornas e limpeza com água e sabão.
Os casos suspeitos ou confirmados devem ser mantidos em isolamento, para evitar a propagação do vírus. Uma vez confirmado, o isolamento deve ser seguido por 5 a 7 dias a partir do início dos sintomas.
#gripedotomate #tomatoflu #outbreak #infectiousdisease #previna_se
Compartilho com vocês entrevista dada à rádio USP, que foi ao ar dia 05/10/22.
Para conferir, acesse o link:
https://jornal.usp.br/?p=565042
#informaçãonoseutempo #rádiousp #fmusp #hcfmusp #gripedotomate #infectologia #infectolovers #ciência #drajulianaframil
Infelizmente, a questão não é tão simples. Assista ao vídeo (https://www.instagram.com/tv/CY2sg2pB-5w/?utm_source=ig_web_copy_link ) e entenda a importância de se proteger de uma variante que causa quadros mais leves.
Vale lembrar que as variantes de preocupação da COVID-19 , incluindo a Ômicron, podem causar:
- casos graves
- óbitos
- novas mutações que podem pôr em risco a efetividade de medidas preventivas desenvolvidas até o momento.
"Please, do what you can to avoid infection"- Dr Maria Van Kerkhove (World Health Organization)
Repost @who
#previna_se #usemascara #eviteaglomerações #todoscontraacovid19 #higienizeasmãos #vacinejá
🟡Evite sair de casa nessa fase da pandemia, em que os prontos socorros estão lotados e o tempo de espera para atendimento tem sido prolongado.
🟢 Durante a teleconsulta , você esclarece suas dúvidas, recebe as orientações e prescrições necessárias e tem acompanhamento contínuo da evolução do seu quadro. Tudo para proporcionar segurança, bem-estar e boa recuperação aos pacientes.
#covid_19 #apandemianãoacabou #fiqueemcasa #telemedicina #medicinaporamor #infectologista #pandemia
E você faz parte da cadeia para evitar sua disseminação! Basta seguir os passos abaixo:
- Vacine-se!
- Use máscara corretamente!
- Higienize as mãos!
- Prefira ambientes bem ventilados!
- Evite aglomerações!
- Diante do surgimento de sintomas, procure ajuda médica e mantenha o isolamento!
Saiba mais em : https://bit.ly/cdc-omicron.
#cdc #todoscontraocoronavirus #coronavirus #previna_se #ᴠᴀᴄɪɴᴀsalvavidas #usemáscara #infectolovers
Agradeço a todos os envolvidos!
#ACCAMARGOCANCERCENTER #INFORMAÇÃODEQUALIDADE #VIVAACIÊNCIA
Recompensas da nossa luta contra a COVID-2019:
Sinto-me honrada por fazer parte da equipe de Infectologia que conduziu o caso do Sr. Lazinho. Essa foi mais uma história com o final feliz em meio à pandemia da COVID-2019. Histórias como essa nos fazem lembrar que, por mais pesado que seja o fardo, a recuperação de um paciente sempre renova nossas forças e nos dá ânimo para seguir em frente. Quando trabalhamos com amor e dedicação, a vida mostra o quanto vale a pena!
Conheça um pouco mais dessa história emocionante em: https://globoplay.globo.com/v/
O Brasil enfrenta, há 6 meses, a pandemia da Covid-2019. Um dos muitos aprendizados sobre a doença consiste em suas diferentes manifestações em cada faixa etária.
O Instituto da Criança (ICr- HC FMUSP) realizou , recentemente, um ciclo de palestras sobre o assunto, trazendo atualizações com enfoque nas particularidades da população pediátrica.
Aprenda mais sobre o assunto acessando o conteúdo completo das aulas em: https://www.youtube.com/channel/UCsFC3N79GIi1BE_AcFrSybQ.
Coube a mim discutir sobre as principais estratégias para prevenir a disseminação do SARS-CoV-2 no ambiente intra-hospitalar. Confira a aula na íntegra em: https://youtu.be/KIFmWDRwpvY.
#covid_19 #prevenindoinfecções #scih #icrfmusp #trabalhoemequipe
Homenagem àquelas que nos apoiam e dão suporte para a construção de nossas carreiras. Muito obrigada! 🙏🏻💛
Orgulho de fazer parte desse time!! 👏🏻💪🏻🙏🏻💚
Atitudes simples que fazem a diferença.
Faça a sua parte! Todos contra a dengue, zika e chikungunya!
A pandemia de COVID-19 é uma emergência de saúde pública global. Em 20/03/2020, o Brasil declarou o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus em todo território nacional e, desde então, observamos um aumento exorbitante no número de casos, chegando a 4.624.885 casos acumulados e 138.977 óbitos até o momento.
Trata-se de uma doença nova e, por enquanto, sem vacina disponível, portanto todos são susceptíveis a esta infecção, em especial profissionais dos serviços de saúde, que estão na linha de frente de atendimento aos pacientes.
Diante disso, são recomendadas inúmeras ações importantes para a prevenção e o controle da transmissão de COVID-19 dentro dos serviços de saúde, ressaltando as medidas específicas necessárias para proteger a segurança e a saúde dos pacientes, dos visitantes/acompanhantes e dos profissionais de saúde. (ANVISA, 2020)
Para saber mais sobre o assunto, assista a maratona de Lives realizada pela @acrediras , da qual pude participar.
#prevenindoinfecções #covid_19 #acrediras
17 de Setembro é o Dia Mundial de Segurança do Paciente, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar para a importância da assistência segura. O objetivo é melhorar a assistência prestada aos usuários em todos os estabelecimentos de saúde, conscientizando gestores, profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores da necessidade da implementação das práticas de segurança.
Segundo a OMS, dezenas de milhares de pacientes sofrem, anualmente, danos desnecessários em serviços de saúde. Um em cada dez pacientes pode ser prejudicado durante a prestação de cuidados em serviços de saúde. Desta forma, medidas de prevenção precisam ser adotadas com vistas a reverter esse panorama.
A celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente possibilita que todos possam desenvolver, localmente, ações que reforcem essa prática. Tal ação contribui para a minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde.
#diamundialdasegurancadopaciente
#eulutopelasegurancadopaciente.
Dia 13 de setembro é considerado o dia mundial de combate à sepse. A Sociedade Paulista de Infectologia, em parceria com a SOPATI (Sociedade Paulista de Terapia Intensiva), realizou o Fórum de Controvérsias e Atualizações em Infecções em UTI, do qual tive o prazer de participar (disponível em: https://youtu.be/O6Fpg--jsno)